Conheça o Tiro de Precisão da Socepe
O tiro esportivo requer precisão e velocidade em atirar com uma arma, que pode ser tanto de fogo como de ar comprimido. Na Sociedade Concórdia Caça e Pesca o esporte é praticado de três formas: tiro de precisão, tiro ao prato e IPSC.
O Tiro de Precisão, que é praticado na Socepe há cerca de cinco anos, tem como objetivo valorizar o detalhe extremo da precisão e da habilidade técnica. De acordo com Antonio Augusto de Almeida Maioli, um dos praticantes do esporte na Sociedade, o tiro de precisão reúne dezenas de modalidades e pode ser praticado tanto com carabinas e pistolas de ar, como com armas de fogo.
- O tiro de precisão tem muitas modalidades diferentes. Com isso, não é viável fazer um treino geral como podem fazer o IPSC e o Tiro ao Prato. Cada modalidade tem seus praticantes, e os que conseguem melhores resultado vão se tornando naturalmente referência - explica Maioli.
Além dos treinos da equipe, que variam de acordo com a disponibilidade de cada atleta, os competidores também participam de campeonatos, que ocorrem na sede da Socepe e também fora da cidade.
- Hoje participamos de seis competições regulares. Os campeonatos Interno, Gaúcho FGCT e Brasileiro são disputados em nosso próprio clube. As finais do Brasileiro e a Copa Brasil são disputadas no Rio de Janeiro. A final do Campeonato Sul-Brasileiro é disputado rotativamente em clubes da Região Sul e a final do Campeonato Gaúcho FGCT é disputada em Porto Alegre - conta o competidor.
Atualmente, o tiro de precisão não tem um número exato de praticantes. Segundo Maioli, a equipe competitiva que disputou o Campeonato Brasileiro em 2018 tinha 11 atletas, enquanto a equipe local conta com cerca de 40 atletas.
- Essa definição flutua um pouco, de acordo com a disponibilidade dos atletas. Temos um projeto de conseguir, em cinco anos, ter modalidades olímpicas disputadas regularmente em nosso clube, já com atletas de projeção nacional - avalia.
Podem participar da equipe de Tiro de Precisão, qualquer atirador com suas obrigações em dia perante o Exército Brasileiro. Quem tiver interesse basta ir até a sede campestre da Socepe, em Itaara, nas datas das competições oficiais, que ocorrem uma vez por mês, e lá serão instruídos no que é necessário para começar no Tiro de Precisão.
Neste sábado, a equipe participa da 4ª Etapa do Ranking Interno de Precisão, Campeonato Gaúcho e Campeonato Brasileiro de Car/Pst/RF 2019, das 9h às 12h30min e das 14h às 17h. O campeonato ocorre na sede campestre, em Itaara.
Divulgação: Assessoria de Imprensa da Sociedade Concórdia Caça e Pesca
Jornalista: Karen Borba - MTB19300/RS